RTP chumba no teste aos níveis sonoros de Loudness feitos pela ERC

CALM-Featured-1Segundo o Correio da Manhã, a RTP foi o único canal generalista em sinal aberto a chumbar na avaliação aos níveis de volume de som feita pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) às emissões televisivas.

Na sequência da entrada em vigor da norma que estipula que “a inserção de publicidade televisiva ou televenda não pode implicar o aumento do nível de volume sonoro aplicado à restante programação”, o regulador dos media decidiu fazer uma monitorização do cumprimento das regras em julho. De acordo com a deliberação aprovada por unanimidade pelo conselho regulador e remetida à RTP, SIC e TVI, “os programas e espaços publicitários” da RTP analisados “registam valores acima do intervalo de intensidade auditiva adequado”. Por outro lado, no caso da SIC, “não se registam grandes flutuações entre programas e blocos publicitários que possam causar desconforto nos telespectadores”. Já na TVI, “as diferenças, além de não serem percetíveis para os telespectadores, cumprem o recomendado” pela norma. O documento propõe a sensibilização da RTP para “o estrito cumprimento do normativo legal” e recorda que a sua violação “constitui contraordenação grave, punível com uma coima variável entre os 20 mil e os 150 mil euros”.

Os canais estão proibidos, desde 1 de junho, de aumentar o som da sua emissão durante a transmissão de publicidade e programas infantis, uma prática que foi recorrente durante vários anos.

Fonte:Correio da Manhã

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.