Vitor Hugo Filipe

A curiosidade sobre os media começou com uma brincadeira, fazendo a cobertura de eventos sociais.

Dai a fazer um curso na Etic foi um passo, era a única escola que existia em Portugal para além do centro de formação da RTP. Fui o aluno Nº17 em 1991.

Depois de concluído o Curso Geral de Televisão, fiz assistência de imagem e operação de câmara para a RTP, através da Câmara 3, uma produtora externa.

Em 1992 trabalhei como operador de câmara e assistente de pós produção na Zoom.

No final de 1992 começo a trabalhar na Etic como assistente técnico dos cursos de video.

Em Fevereiro de 1993  faço como operador de câmara,  para a Câmara Municipal de Loures, a cobertura da presidência aberta de Mário Soares na área metropolitana de Lisboa, aonde capto o famoso ” Ó Sr. guarda, desapareça!” (ver video), e um memorável concerto dos Resistência no Pavilhão Paz e Amizade em Loures.

Entre 1995 e 1996 passo a coordenar os cursos de video e áudio da ETIC.

Entre 1996 e 2003 exerço a função de Direcção Técnica da ETIC.

Entre 1998 e 2001 escrevo regularmente artigos técnicos para a Revista “VideoPlus”, assumindo em 2001 a chefia de redacção.

No inicio de 2003, surge o desafio Restart, construir um novo projecto de formação de raiz. Faço o projecto técnico das instalações no Parque das Nações, aonde para além de sócio, assumo a Direcção Técnica.

Com a certificação da Restart com a Norma ISO 9001 de Gestão da Qualidade, passo a acumular a Direcção da Qualidade, tendo feito em 2006 um curso de Auditorias da Qualidade. Com este curso fiz várias auditorias a empresas como Alfasom, Primevents e AVK.

Com a mudança das instalações da Restart do Parque das Nações para Belém em 2009, faço o todo o projecto técnico aonde se destaca o novo Estudio de Som feito em parceria com a Vicoustic, o estudio de video, o auditório, a rede informática estruturada e os telefones sobre IP.

De 2010 a 2013 desenvolvo o projecto da Sweetconnect que começou por ser uma empresa de pós produção de conteúdos, e que hoje também produz conteúdos na área do corporate, com destaque para 2 régies em HD, operação de teleponto, etc.

De Setembro de 2013 a Maio 2014 participo como consultor técnico no projecto Sporting TV, para a Image In Video Concepts. Este projecto não vence o concurso, mas fica entre os 3 finalistas (8 empresas a concurso).

De 2016  a 2018 estou no canal de Televisão Angelus TV., onde faço o projecto técnico e a implementação das instalações em Fátima, tanto dos estúdios e continuidade como da régie no santuário. Acumulo a direcção técnica com a gestão de continuidade do canal.

Entre 2018 e 2019 estou na Europalco como responsável pelo departamento de câmaras, fazendo a gestão da equipa interna e de freelancers. Realização Multi-câmara dos eventos.

Desde 2019 que estou na AVK – Audiovisuais para eventos, no departamento de câmaras.  Faço Realização Multi-câmara dos eventos, Streaming e VMIX. Colaboro ainda na Certificação da Qualidade ISO 9001, como auditor interno.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.