O enterro oficial do Google+ será no dia 2 de abril

O enterro já tem data marcada: o Google+ será encerrado no dia 2 de abril, logo depois do dia das mentiras. A rede social, que muita gente nem sabe que existe, já andava mal e com a notícias de uma fuga de dados dos utilizadores, o Google decidiu colocar um ponto final.

Foram duas fugas num curto período de tempo, o que fez com que a Google decidisse encerrar o serviço em Abril – antes do previsto inicialmente. Agora, temos uma data concreta. O Google+ será encerrado mais cedo após novo bug afectar 52 milhões de utilizadores

A página de suporte do Google detalha como será o encerramento do serviço. O site será retirado do ar e absolutamente tudo será apagado. “No dia 2 de abril, a sua conta do Google+ e quaisquer páginas que você tenha criado serão encerradas e começaremos a apagar o conteúdo das contas os utilizadores”, diz o texto.

Comentários feitos por meio do Google+ em páginas do Blogger e em sites de terceiros também serão apagados. Os utilizadores terão até abril para baixar os seus dados e salvá-los. Para isso, acesse esta página.

Na tentativa de travar o Facebook, a rede social foi integrada em muitos outros serviços do Google. O Google Fotos, por exemplo, nasceu lá. No passado, era preciso ter uma conta no G+ para comentar no YouTube, para você ter uma ideia. Ou seja, este processo de eutanásia vai ser duro e a própria empresa reconhece.

A página de suporte diz que a remoção do conteúdo irá demorar alguns meses. “Por exemplo, alguns utilizadores podem ver partes de sua conta do Google+ pelo registo de atividades e alguns conteúdos do Google+ para consumidores continuarão visíveis para utilizadores do G Suite”, avisa.

Então, se tem alguma coisa importante nesta rede social moribunda, é melhor ir guardar os seus conteúdos. A partir de 4 de fevereiro não será possível criar perfis na rede e o botão “Login com Google+” em sites de terceiros não irá funcionar – essas páginas devem adotar o botão de login com Google. A caixa de comentários do G+ será removida do Blogger no dia 4 de fevereiro e de sites de terceiros no dia 7 de março.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.