Governo aprova mais quatro canais na TDT, SIC e TVI discordam por distorcer mercado

mw-860

 

O Conselho de Ministros aprovou no dia 23 de Junho o alargamento da oferta de Televisão Digital Terrestre (TDT). Vão entrar em sinal aberto mais dois canais da RTP, a  RTP 3 e a RTP Memória, sem publicidade, e outros dois reservados para os privados. Para estes últimos será lançado um concurso.

“Incluem-se, aqui, dois canais do operador de serviço público, sem publicidade, reservando-se a capacidade necessária para a atribuição de licença a dois canais de operadores privados, possibilitando o alargamento da oferta de conteúdos na televisão digital terrestre para nove canais em formato SD [definição standard]”, refere o comunicado do Conselho de Ministros. Actualmente, é possível assistir em sinal aberto na TDT à RTP1, RTP2, SIC, TVI e ao canal Parlamento.

Como é possível estarmos em 2016 e lançarmos mais canais no TDT em SD??? quando temos actualmente a oferta mais pobre da Europa, e quando todos operadores falam já da transição do HD para o UHD e 4K, e daqui a mês haverá já carros de exteriores em 8K nos Jogos Olimpicos do Rio.

A SIC e a TVI manifestaram entretanto, em comunicado, “discordância” com o projecto de lei para a Televisão Digital Terrestre (TDT), salientando que vai “introduzir elementos de distorção” no “mercado que enfrenta uma difícil conjuntura”.

“A SIC e a TVI consideram que a inclusão de mais dois canais da RTP na TDT, ambos com minutos de publicidade comercial, como se prevê no projecto de lei, será um factor motivador da degradação das condições de mercado e desestabilizador da sustentabilidade financeira dos grupos de media privados”, salientam, no comunicado, os dois canais de televisão

“A SIC e a TVI repudiam quaisquer eventuais opções de políticas públicas para a TDT que possam agravar o já difícil quadro económico que caracteriza o sector dos media em Portugal”, afirmam, salientando que poderão vir a “accionar os meios legais” para “satisfazer as suas legítimas expectativas”.

 

Fonte: Publico e Lusa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.