Custos de mais canais na TDT por esclarecer

dfghjklc3a7

 

Quase um mês depois de o Conselho de Ministros ter aprovado a entrada da RTP 3 e da RTP Memória na TDT (resolução é de 23 de Junho), ainda estão por esclarecer os impactos económicos que a mudança terá para a empresa.

A RTP pode ter eventuais perdas de receitas (de distribuição – já que os canais deixam de ser exclusivos do cabo) e aumento de custos (passa a ter de pagar à PT o transporte de mais dois canais). A PT, também ainda não esclareceu quanto vai cobrar à RTP. Actualmente, a dona do MEO recebe cerca de sete milhões para colocar na TDT a RTP 1 e a RTP 2.

Segundo o gabinete do ministro Castro Mendes, que tutela a comunicação social, adianta que o “preço a pagar por cada canal pela utilização da rede resulta de um contrato bilateral”. Neste caso, entre a RTP e a PT. Contudo, sublinha que este alargamento da oferta da TDT “tem também como objectivo obter um preço menor a pagar por cada canal”. Por isso, “nesta altura, é prematuro tirar qualquer conclusão sobre perda de receitas” da RTP, conclui.

Se os preços se mantivessem, o grupo público iria pagar ao MEO mais sete milhões pelos dois novos canais na TDT. Ao mesmo tempo, poderia perder mais de cinco milhões em receitas. Ou seja, o impacto poderia atingir 12 milhões de euros.

Fonte: Correio da Manhã

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.