De olho no mercado automóvel, a Samsung comprou a Harman, companhia especialista em áudio, e que tem uma forte presença no desenvolvimento de dispositivos para veículos. O acordo foi fechado por 8 biliões de dólares e é a maior aquisição da história da empresa sul-coreana.
Nos últimos anos, a Harman intensificou o desenvolvimento de tecnologias para carros e cerca de 65% da receita (que chegou a 7 biliões de dólares no ano passado) veio desse setor.
Segundo a Samsung, o conhecimento em ecrãs, interfaces de utilizador e tecnologia de semicondutores irá criar “oportunidades significativas de crescimento” para o negócio de automovel da Harman, que recentemente fechou grandes acordos com empresas como a Fiat Chrysler e a General Motors.
“O veículo do amanhã será transformado pela tecnologia inteligente e conectividade da mesma forma que os telemoveis se tornaram dispositivos sofisticados na última década”, disse Young Sohn, presidente e director de estratégia da Samsung Eletronics, num comunicado para a imprensa.
A Samsung vai atrás de outras gigantes como Google e Apple que já possuem sistemas de entretenimento para veículos (Android Auto e CarPlay, respectivamente).
A Harman Kardon, AKG e JBL são algumas das marcas pertencentes à Harman. Toda a estrutura da empresa deve continuar como hoje, incluindo funcionários e infraestrutura. Os investidores devem aprovar definitivamente a aquisição no segundo semestre de 2017.