SAMSUNG APRESENTOU UMA TV QLED 8K NA IFA 2018

A Samsung apresentou uma TV 8K na IFA 2018. Segundo a empresa sul-coreana, a sua TV, com a referência Q900R, dispõe de um painel QLED, que pode proporcionar 4000 nits de brilho máximo, e estará disponível no mercado com os tamanhos de 65, 75, 82 e 85 polegadas.

A Q900R da Samsung também suporta o formato HDR10+ e conta com uma funcionalidade, denominada “8K AI Upscaling”, que utiliza um processador e a Inteligência Artificial (IA) para fazer o upscaling da imagem.

A Q900R, com quatro opções de tamanhos de ecrã, está disponível apenas na cor preta. A marca ainda não revelou outras dimensões, como espessura e peso. O modelo conta com a ligação invisível da Samsung, recurso que garante “sumir” com os fios da televisão, para evitar que a casa fique com aspecto desarrumado. Na caixa, o aparelho acompanha um cabo único de cinco metros para ligar a TV aos dispositivos externos e à energia.

Outro recurso interessante é o Modo Ambiente, capaz de adicionar funcionalidades ao ecrã mesmo com o aparelho desligado. Quando desativado, o ecrã exibe informações úteis, como calendário, metereologia e notícias — e o utilizador pode personalizar o conteúdo de acordo com a sua necessidade. 

Além disso, as smart TVs também dispõem de uma tecnologia de “camuflagem” que simula a textura da parede para reproduzir a mesma aparência no ecrã. Funciona da seguinte forma: o utilizador tira uma foto do local onde a televisão vai ficar e envia para a app.  O objetivo é deixar a televisão mais harmoniosa no ambiente e, assim, não interferir na decoração da casa.

A tecnologia 8K (7680 x 4320 pixels) oferece o dobro de qualidade dos ecrãs 4K (3840 x 2160) e pode ser até 16 vezes superior à capacidade do Full HD (1920 x 1080). Ao olhar para os números, a novidade é capaz de detalhar com maior precisão as imagens e, assim, torná-las mais definidas.

O brilho máximo de 4.000 nits, em conjunto com os recursos Q HDR 8K — HDR (High Dynamic Range) 10+, são responsáveis por otimizar os níveis de luminosidade do ecrã e também podem reproduzir cores mais detalhadas. Outra funcionalidade que deve contribuir para a qualidade de imagens da Q900R é o Direct Full Array Elite. A função fornece um contraste aprimorado, maior controlo de luz e “100% de volume de cor”, segundo a Samsung.

A pergunta mais importante é: já existe conteúdo 8K?

Basicamente, para o consumidor comum, não há programação em 8K disponível. Até mesmo os vídeos e filmes em 4K, por exemplo, ainda não chegaram em massa aos canais. As plataformas de streaming, como o Netflix, têm catálogos limitados em Ultra HD em planos específicos. É possível dizer que deve demorar algum tempo para termos acesso aos materiais em 8K — considerando, principalmente, que a tecnologia possa ter exigências técnicas e maiores custos de produção. A previsão mais optimista é de que, parte dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, seja transmitida com essa resolução para alguns países.

AI Upscaling

A tecnologia AI Upscaling, própria da Samsung, chega para solucionar a falta de conteúdos em 8K. Por meio do processador Quantum, a smart TV deve reconhecer o conteúdo — seja transmitido por meio de serviços de streaming, como Netflix; dongles, como Chromecast; HDMI; USB ou até emparelhamento do telemovel.

O objetivo é aprimorar o som e as imagens — de qualquer definição (HD, FHD e UHD) — em qualidade próxima de 8K automaticamente. Os utilizadores podem, então, assistir a filmes e séries em qualquer canal num 8K “simulado”, independente da resolução nativa ou do método de transmissão.

Segundo a Samsung, a Q900R chega às lojas de alguns países a partir do final de setembro. Ainda não há previsão de lançamento ou preço em Portugal.

Fontes: PC Guia, Digital Trends e techtudo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.