A Adobe apresentou a sua solução para editar vídeos 360 VR imersivos, no seu evento anual ‘MAX’ que decorreu na semana passada, demonstrando o seu protótipo do seu editor de video VR para Premiere, o ‘CloverVR’.
O Adobe Premiere é uma ferramenta quase omnipresente nos círculos da edição de vídeo, desde o utilizador amador até ao profissional. Quem melhor do que a Adobe, para ajudar nos desafios enfrentados pelos editores de vídeo, que são cada vez mais solicitados e abordados sobre vídeo imersivo.
Os desafios são múltiplos, pois está-se a trabalhar com um formato precoce e em desenvolvimento, mas o problema principal é o mesmo que os developers que trabalham em jogos e aplicações VR – é necessário estar dentro da experiência para a entender e a partir dai construir ou editá-la.
A Adobe está claramente consciente desses problemas e está disposta a enfrentá-los, assim demonstraram numa curta sessão de sneak peek na conferência anual Adobe MAX em Las Vegas na semana passada. Steven DiVerdi, da Adobe, subiu ao palco armado com uns Oculus Rift e dois controladores Oculus Touch, e apresentou o ‘Project CloverVR’, um protótipo de editor de vídeo VR para o Adobe Premiere que permite a montagem de vídeo 360 dentro da realidade virtual.
DiVerdi demonstra primeiro os problemas com o snipping de vídeo 360 no tradicional toolset 2D. Se já olhou para um vídeo 360 no YouTube sem um headset VR, já percebeu que eles não fazem muito sentido para o olho humano. Fornecer contexto e direção em vídeos 360, torna-se desafiador para o editor, que tem que continuamente visualizar o vídeo dentro VR para garantir que as coisas estão a fazer sentido. Funcionalmente, o CloverVR tem recursos para ajudar a resolver este problema de contexto, alternando entre duas cenas adjacentes a partir de uma interface de visualização sobreposta na visão de vídeo ativa.
Nenhuma palavra foi dita sobre o cronograma de lançamento comercial do CloverVR, por forma a aparecer em produtos que podemos realmente usar. O interface ainda tem algum caminho a percorrer para corresponder aos padrões do interface do Premiere. Mas, se a Adobe conseguir fazer um interface de utilizador controlado e intuitivo, eles podem reduzir as dores de cabeça para o crescente número de editores de Video 360 VR.
Fonte: roadtovr