Videojogos, o novo alvo da Google

A Google lançou o Stadia, um serviço de streaming de videojogos que permite jogar jogos exclusivos online em qualquer dispositivo.

O serviço vai ser suportado pela plataforma de streaming de vídeo do YouTube e pelo serviço de cloud da Google. Uma estratégia que pode ajudar no crescimento das duas unidades de negócio.

A indústria de videojogos é o novo alvo dos GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon): todos eles estão a preparar fortes entradas neste mercado que vale 180 mil milhões de dólares, por ano.

O Stadia soa como uma evolução interessante para o mundo dos Videojogos, mas fazer streaming de algo interativo é sinônimo de necessidade de internet generosa. O Google afirmou que a plataforma de jogos da empresa precisará de uma conexão de 30 Mb/s spara jogar em 4K com 60 frames por segundo.

A afirmação vem de Phil Harrison, vice presidente da Google, responsável pelo projeto do Stadia. Durante a primeiro fase de testes, que aconteceu em parceria com a Ubisoft e que levou Assassin’s Creed Odyssey a rodar diretamente no Chrome, a necessidade era de uma ligação de 25 Mb/s.

“Eu sei que (o Stadia) não vai chegar a todos e eu respeito que algumas pessoas ficarão frustradas por conta disso. Mas suspeito que algumas destas pessoas não contam com uma ótima experiência com o YouTube, eles podem até ter uma experiência boa com o Netflix atualmente. A boa notícia é que a internet continua a crescer em qualidade e alcance”, comentou o executivo.

“Portanto, há uma maré crescente que eleva os barcos, com o 5G ajudando potencialmente a equação no futuro”, complementa.

Outro problema que pode e certamente vai afetar a experiência de jogo é a latência, que é o tempo em que um comando executado pelo jogador leva para chegar até o servidor, ser processado e voltar em informação visual no jogo. Harrison diz que há uma série de melhorias e inovações que acontecem dentro dos servidores do Google, junto de parcerias com fornecedores de internet e que devem mitigar esta questão.

Outro ponto que ajuda é o controlo remoto ser ligado diretamente na rede sem fios do utilizador, diminuindo o caminho entre o comando e o servidor. Deixar o Bluetooth de lado neste ponto ajuda muito, já que a conexão direta evita um intermediário (que já é conhecido por ser lento) entre o jogador e o servidor.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.