O número de clientes com televisão paga em Portugal continua a aumentar e atingiu um novo máximo no final de setembro, com 3,755 milhões de subscritores, mais 116 mil do que no mesmo mês do ano passado. De acordo com informação da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), este número significa que a penetração da TV paga atingiu “92 assistentes por cada 100 famílias clássicas”.
Em termos de operadores, a NOS continua a liderar e encerrou setembro com uma quota de mercado de 43%, sendo seguida pelo MEO (38,1%), Vodafone (14%) e Nowo (4,7%).
No total, e de janeiro a setembro, estas empresas obtiveram receitas de 1405 milhões de euros com a venda deste serviço, seja integrado em pacote (1281 milhões) ou só de televisão (124 milhões). Este valor significa um custo mensal total para os consumidores de 156 milhões de euros.
Ainda de acordo com a Anacom, o gasto médio mensal de cada cliente atingiu os 42 euros. Curiosamente, o preço é substancialmente mais caro para quem opta por só comprar o serviço de televisão (46,5 euros) do que para quem usufrui do mesmo inserido em pacote (média de 41,7 euros). Também por isso, a grande maioria dos subscritores (93,6%) opta por comprar um pacote de serviços, que pode incluir internet, televisão. telefone fixo e telemóvel.
De referir ainda que 15,5% dos lares têm acesso a canais premium, ou seja, que pagam um extra para ver certas estações.
Fonte: Correio da Manhã