O debate matemático sobre a definição de um kilobit: 1.000 ou 1.024 bits?

Byte

Afinal de contas, um kilobit equivale a quantos bits: 1.000 ou 1.024? Para alguns é a primeira resposta, para outros, o certo é o segunda. Trata-se de um debate antigo e sem uma resposta final. Ou será que tem?

De acordo com o Instituto Nacional de Standards e Tecnologia (NIST, na sigla em inglês) dos EUA, o correto é 1.000 bits. Mas nem sempre foi assim, e antigamente considerava-se que 1 kilobit equivalia a 1.024 bits. Porque é que isso mudou?

Nos primórdios da informática, os cientistas usavam os 1.024 bits nas suas medidas binárias – 2^10 era um número difícil de lidar, e a utilização do prefixo “kilo” foi importante para facilitar a vida daqueles cientistas — mesmo que, nesse caso, o “kilo” equivalesse a 24 bits a mais do que deveria.

Por muito tempo não houve qualquer problema. Pois o numero de pessoas com acesso a computadores era pequeno, era fácil espalhar a informação de que o “kilo” no caso dos “kilobits” era mais uma aproximação do que o valor real. Mas quando o acesso a computadores se generalizou, foi mais difícil explicar este detalhe. Segundo o NIST:

“Isso funcionou muito bem por uma década ou duas, porque quem falava em kilobytes sabia que o termo significava 1024 bytes. Mas cada vez mais pessoas compravam computadores, e os profissionais passaram a precisar falar com físicos, engenheiros e pessoas comuns, para os quais 1 Km significa 1.000 metros e 1 Kg significa 1.000 gramas.”

Mas aí as diferentes indústrias  passaram a adoptar significados diferentes para prefixos de acordo com as próprias necessidades . Para além disso, a capacidade de armazenamento de arquivos foi crescendo com o tempo, fazendo o problema crescer ainda mais. Por exemplo um DVD-R que normalmente é anunciado como tendo 4,7GB de capacidade ele consegue gravar apenas 4,23GB pois  os fabricantes anunciam como tendo 4.700.000 de Bytes e na realidade quando chegamos à ordem dos GB temos uma diferença de 7,37% (ver tabelas abaixo).

 

 

binary_v_decimal

 

 

unidade armazenamento

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.