Além de suportar transmissões de vídeo com resoluções e taxas de atualização mais altas, o HDMI 2.2 promete melhorar a sincronização de áudio
A CES 2025 serviu de palco não somente para anúncios de dispositivos, mas também de tecnologias. Foi lá, que o padrão HDMI 2.2 foi confirmado. A nova versão promete largura de banda de 96 Gb/s (gigabits por segundo), o que permitirá transmissões de vídeos em 10K a 120 Hz.
O HDMI 2.1 e suas variações (HDMI 2.1a e HDMI 2.1b), com largura de até 48 Gb/s, já suportam resoluções elevadas, como 8K ou 10K, mas trabalhando tipicamente com uma taxa de atualização de até 60 Hz. Ao elevar esse limite para 120 Hz, o HDMI 2.2 representa uma evolução importante para a tecnologia.
De modo geral, a nova especificação será capaz de trabalhar com combinações como 4K a 480 Hz, 8K a 240 Hz e, os já referidos, 10K a 120 Hz. É verdade que, até ao momento, nenhuma TV ou monitor suporta estas taxas, o que significa que o HDMI 2.1 e os padrões anteriores continuarão por muito tempo no mercado.
Por outro lado, a chegada do HDMI 2.2 pode abrir caminho para o desenvolvimento de produtos mais sofisticados, como ledwalls, TVs de alta resolução, aplicações médicas que beneficiam de imagens em alta resolução, soluções de realidade virtual, e assim por diante.
Cabo HDMI Ultra96 e áudio sincronizado
Para usufruir de tudo o que o HDMI 2.2 poderá oferecer será necessário contar com um bom cabo. Tão bom que ele foi até padronizado. A HDMI Forum, organização responsável pela tecnologia, criou a especificação Ultra96, que assegura a compatibilidade do cabo com as características da nova versão, especialmente com a largura de banda de 96 Gb/s.
Muito provavelmente, um cabo com certificação Ultra96 será caríssimo. Porém, ecrãs compatíveis com HDMI 2.2 também serão, pois o padrão deverá ser implementado inicialmente em equipamentos sofisticados.
Um detalhe interessante é que os esforços de desenvolvimento do HDMI 2.2 beneficiarão não só a transmissão de vídeo, como também a sua sincronização com áudio.
Para tanto, a nova versão implementará o Latency Indication Protocol (LIP), um protocolo que aprimora o sincronismo entre os sinais de vídeo e áudio.
Apesar do anúncio na CES 2025, as especificações finais do HDMI 2.2 ainda serão apresentadas, o que deverá acontecer até o fim do primeiro semestre de 2025, de acordo com o HDMI Forum.
Isso significa que os primeiros dispositivos baseados no novo padrão deverão chegar ao mercado no semestre seguinte ou, mais provavelmente, a partir de 2026.
Fonte : Tecnoblog